sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

2011

2010 foi muito intenso. Escrevi duas peças, compus as músicas e as dirigi. Tive mais duas apresentadas, uma delas também com minha direção. E trabalho na divulgação. E ensaiar quase todos os dias. Você está no seu trabalho e de repente sai para ensaiar. Ou chega em casa, à noite, toma um banho rápido e vai para o teatro ensaiar. E isso é cansativo mental e fisicamente. O resultado compensa. Meus amigos pensam que é charme quando digo que não penso em voltar a dirigir, mas é a pura verdade. Muito difícil, cansativo. Prefiro escrever. Dirigi as peças por circunstâncias próprias de nossa atividade. Foi um ano dedicado inteiramente ao crescimento do Teatro Cuíra, do Grupo Cuíra, seja em repertório, orçamento, divulgação e presença de público. Sobrevivemos graças a leis culturais e prêmios federais. Agora, conseguimos o patrocínio da Petrobrás e isso é como ir para o céu. Até 2012 desenvolvemos o projeto Cuíra por Memórias. Uma grande vitória. E isso tudo aconteceu à parte as relações maravilhosas travadas com os elencos de As Gatosas e Sem Dizer Adeus. As amizades são o melhor do fazer teatral.
Para 2011, muito trabalho. Nossa parceira Leal Moreira entregou finalmente dois banheiros instalados no hall do Cuíra, para o público. Puxa, como isso é importante. Também devemos em janeiro colocar um forro e instalar splinters de ar condicionado. Cara, o Cuíra começa a ficar chic. Temos dois espetáculos montados, que retornarão à cena. E toda a pesquisa do Cuíra por Memórias. No meu caso, pretendo voltar a escrever Literatura. Tenho material para livros de poesia, crônica, romance e um outro a partir do pensamento de fazer um seriado de televisão passado todo em Belém. Não sei quando vou começar. A qualquer momento. Como será o romance? Não sei. Tenho muitos recortes, amigos a quem recorrer para explicações técnicas, mas o drama, a história, não faço idéia. Temerário? Talvez. Sorte de quem escreve porque deseja escrever. Sem pressões. Para mim sempre foi assim. Parece chavão, mas os personagens ditam os acontecimentos.
É bom comentar que todo esse trabalho se dá paralelamente ou nas folgas de minha real ocupação em rádio, jornal e publicidade, com que lido no dia a dia. Tudo acaba sendo a mesma coisa. Tomara que 2011 funcione como 2010 funcionou. Sou sério, honesto e quero sempre o melhor para todos. Assim o Cuíra. Espero que todos também se realizem e apareçam lá no Teatro. Feliz Ano Novo.

Nenhum comentário: