quarta-feira, 26 de maio de 2010

Seminário de Dramaturgia

Compareci, com muita alegria, a uma das noites do Seminário de Dramaturgia, promovido, na Escola de Teatro da Ufpa, por iniciativa da professora doutora Bene Martins, homenageando Nazareno Tourinho. Foi uma noite em que eu, Nazareno e Hudson Andrade relatamos nossa experiência como escritores. Logo que cheguei, uma notícia muito auspiciosa. Zefa, que trabalha na Biblioteca, está fazendo pesquisa sobre textos teatrais paraenses e pede informações sobre textos escritos e encenados por meu avô, Edgar Proença. Quanta alegria. Tivemos, cada, vinte minutos para falar. Acabei me atrapalhando em relatar a minha carreira, já com quase 40 anos de estrada. Eu queria explicar o processo. Como escrevo. O tempo que levo. Mas até que disse, ou não disse, sei lá, porque a cada texto, há uma nova aventura, principalmente nos últimos tempos, com o Teatro Cuíra. Há um vácuo muito grande entre a Escola de Teatro e nós, dramaturgos. Deveríamos ser chamados com mais constância. Ser entrevistados. Fazer debates. Sem texto, como fazer uma peça? Vejo muito que adaptaram de tal livro. Vou assistir e percebo, claramente, a falta de um dramaturgo. E não formam dramaturgos? Fiquei muito feliz em ter estado lá.

Nenhum comentário: