quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Zapping

CD
DEAIS A JET - O MELHOR DE MARCOS VALLE
Um dos ícones da segunda fase da bossa nova, Marcos Valle não tem, como Jobim, Vinícius e até Carlos Lyra, a mesma fama, mas devia. É autor de clássicos como Ela é Carioca, Preciso aprender a ser só, Samba de Verão e Viola Enluarada, esta não sendo bossa, mas música de festival. Talvez porque foi adiante e ousou flertar com novos ares em Mustang Cor de Sangue, Com Mais de 30, e finalmente, as muito fracas Estrelar e Fogo de Sol, mas sempre algo jovem. Seu irmão, o letrista Paulo Sérgio Valle, prosseguiu na atitude mais comercial e enriqueceu, parceiro da turma do brega. Aqui, nesta coletânea, está toda sua trajetória, redescoberta por djs ingleses, que remixaram suas músicas e o fizeram retomar a carreira.
BOSSACUCANOVA - AO VIVO
Márcio Menescal, filho de Roberto, outro ícone da bossa nova, cuida de refrescaro gênero adicionando batidas eletrônicas e outros arranjos, em uma carreira regular. Este Ao Vivo é uma festa, recebendo convidados como Carlos Lyra, EdMotta, Fernanda Takai, Jaques Morelenbaum, João Donato, Leo Gandelman, Marcos Valle, Pedro Luis, Roberto Menescal e Simoninha, além da cantora Cris Delanno. O repertório tem de Eu quero um samba, de Janet de Almeida e Haroldo Barbosa, anos 50, transformada em bossa por João Gilberto, Maria Moita, Samba da miha terra, Essa Moça Tá Diferente, Samba de Verão, Águas de Março, Garota de Ipanema, Balanço Zona Sl, Influência do Jazz e outras. Alguns arranjos ficam ótimos, outros não. Mas é muito legal de ouvir.
A MÚSICA DE DOLORES DURAN
Thiago Marques Luiz desenvolve projeto que reúne famosos cantores interpretando a obra de compositores não tão lembrados, como é o caso de Dolores Duran. Aqui, A noite do meu bem vem com Leila Pinheiro e João Carlos Assis Brasil. Olhe o tempo Passando, com Célia (que não bate Maria Bethânia). Castigo é detonada por Fagner. Ótima, mais Angela Maria do que nunca, Fafá de Belém em Por causa de você. Wanderléa não decola em Fim de Caso, nem Tetê Spindola em Estrada do Sol, mas Cláudia Telles e Tito Madi fecham bem com O Negócio é Amar. Não citei Moska, Claudette Soares, Alaíde Costa, Vânia Bastos e Zezé Motta. Não é muito bom?
PAULA TOLLER - NOSSO
Não sei porque continuo comprando discos de Paula Toller. Talvez seja pelo jeito de cantar, despojado, lânguido, cool, mas que gosto. Ou porque presto homenagem à belíssima mulher, cada vez mais, com o tempo passando. Nosso, é gravado ao vivo, reunindo músicas de seus dois cds anteriores, mais algumas novidades. O problema é o mesmo do Kid Abelha. As músicas passam e não dá vontade de tirar o cd, tampouco paramos para prestar atenção. Nem quando Dado Villa Lobos, outro expert no assunto participa, ou Kevin Johansson. Ela consegue diluir Mamãe Coragem, que foi gravada por Gal Costa no auge da ditadura e ousa sambar em 1800 colinas. My God. Enfim, até que dá pra ouvir Derretendo Satélites, seu hit e Nada por mim. Esqueci de Saúde, de Rita Lee e Só Love, de Bochecha, juntas em uma tentativa absurda de vibrar com a platéia. Enfim, ela continua linda.

Nenhum comentário: