sexta-feira, 17 de outubro de 2014

VISITEM A FLIPA, NO SÁBADO

Quero convidar a todos a visitar a Flipa, Feira Literária do Pará, que acontece por todo este sábado, na Livraria da Fox, na Dr. Moraes, uma iniciativa espontânea de alguns escritores paraenses, ou que exercem suas atividades no Pará. Dez autores estarão lá, expondo suas obras e também à disposição de leitores para conversas e debates. A idéia inicial foi de Salomão Laredo, um dos nossos mais profícuos escribas, que insurgindo-se contra uma feira promovida pelo Estado, que nunca teve nenhuma política cultural em relação à Literatura Paraense, protestou de maneira criativa, promovendo uma feira, uma espécie de “residência” na Livraria da Fox, com a exposição de seus livros. Aproveitando ser esta livraria a única a ter uma seção especificamente dedicada aos autores da terra e sendo o local ponto de encontro desses escritores, um grupo decidiu criar a Flipa, fato que de pronto recebeu apoio da Fox e da Editora Empíreo. É tudo inteiramente independente, apolítico, tendo por objetivo a constituição de um mercado literário local, a visibilidade desses autores, além do relançamento de obras esgotadas, lançamento de novos escritores e homenagear grandes figuras já desaparecidas.
Os escritores são Aline Brandão, Amaury Dantas, Andrei Simões, Bella Pinto de Souza, Edgar Augusto Proença, Juraci Siqueira, Ronaldo Franco, Salomão Laredo, Walcyr Monteiro e este cronista aqui. Foi criado um Prêmio Nobre de Literatura para o relançamento de obra esgotada e o premiado é Alfredo Oliveira, que terá seu livro “Belém, Belém”, relançado. Outro prêmio é o Fox de Literatura, para novos autores, e neste ano, no gênero Romance, podendo os interessados já enviar seus trabalhos para o site flipara.com.br. Para culminar, fizemos patrono da Flipa 2014 o escritor Jacques Flores, que terá sua obra comentada por Deborah Miranda na tarde de sábado, no que chamamos de “Garapa Literária”.
A Flipa não é um evento único. Sua idéia é crescer, expandir-se, chegar às demais cidades do Pará. Ouvir, debater, ousar, enfim, escritores fazendo por si na ausência daquele que deveria ser o principal fomentador de Cultura, o Governo do Estado. Para o ano que vem, um novo grupo de escritores se juntará a partir de debates, podendo, inclusive, repetir alguns desta edição.
Os escritores estarão à disposição do público desde as nove horas da manhã, até o fechamento da Livraria da Fox, à noite. No meu caso, se me permitem, será um raro momento de ter, em uma livraria, todos os meus livros, principalmente os lançados nacionalmente pela Editora Boitempo, da paraense Ivana Jinkings. Isso ocorre em um momento particularmente auspicioso para mim, que concorro com pesos pesados nacionais a um prêmio na Universidade de Lyon, França, claro, com precaríssimas chances, mas honradíssimo em estar entre os escolhidos. Também por estar no momento escrevendo mais um romance que espero ver lançado no ano que vem e que se desenrola entre Belém, Marajó e Caiena, tocando em assuntos nevrálgicos como ratos d’água e escravas brancas, infelizmente, algo do nosso cotidiano.

É esplendido também reunir-me com meus confrades para uma conversa alegre, feliz e criativa sobre os nossos trabalhos. Trocar experiências e principalmente, encontrar com nossos leitores. Creiam, a Literatura Paraense é muito boa e a partir da Flipa, receberá a atenção devida de todos, dividindo atenção com os best sellers nacionais e internacionais. Espero todos vocês.

Nenhum comentário: