sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ouvir os primeiros de Gil

Sei que me repito, mas tenho vontade. Baixei do iTunes músicas do começo de carreira de Gil, em plena explosão da Tropicália. Gil tem um disco antes, alguns compactos em outra gravadora, um hit como "Lunik 9", mas a profusão de notas, harmonias, poesia, imagens e instrumentação que veio a seguir é algo absolutamente genial.
Da parte dele, melodias riquíssimas, sugerindo novos approaches para frevo, forró,  baião, galope, letras que redefinem a maneira de escrever poesia, mantendo a crítica, mas adicionando amor, talento, ironia, genialidade, uma voz que alcança todas as notas, modula, encanta e um violão competente. E vêm Os Mutantes, com vozes, guitarras, baixo, não sei se o baterista é Wilson das Neves, mas é tudo tão fresco, novo, moderno, arrebatador! E no entanto, não é o suficiente. Chega Rogério Duprat que, com todo o respeito, é superior a George Martin no que fez pelos Beatles. Seus arranjos são de tirar o folego pela criatividade, beleza, talento, comentários, fazendo com que precisemos ouvir as músicas, mais de uma vez, para desfrutar dos arranjos, revolucionários.
Sei que há motivos econômicos, mas dá saudade em ter novamente orquestras acompanhando artistas, mas não somente fazendo um Paul Mauriat ou Mantovani, mas um Duprat, que nos faça vibrar. E louvo o grande Gilberto Gil, que infelizmente, estéticamente, já foi vencido há uns 15, talvez 20 anos, será tudo isso o tempo que tem "Quanta", seu último trabalho com alguma beleza. Desculpem, Gil acostumou com o melhor. Suas melodias secaram. Suas letras, pior. Infelizmente, principalmente, a voz tem problemas que considero, hoje, desagradáveis para quem o ama tanto. Devia parar. Ouvindo suas primeiras gravações, penso nisso. E no segundo disco, aquele do "Cérebro Eletrônico", talvez na guitarra já seja Lanny Gordin, mas ainda há orquestra, não sei se, ainda, de Duprat, mas na mesma direção, maravilhosa. Que emocionante, hoje, ouvir com nitidez os instrumentos, poder absorver toda a riqueza que há, Gilberto Gil no início e já em momento máximo.

Um comentário:

ILIKE CHOPIN disse...
Este comentário foi removido pelo autor.