sexta-feira, 29 de setembro de 2017

O GUARDA ROUPA DA SANTA

Ao longo dos anos, quanto mais a mídia veio revelando mais detalhes do Círio, a escolha do manto que Nossa Senhora de Nazaré usa, virou algo importante. Fashion, também, sem dúvida, mesmo que guardando sempre um ar de respeito, nos desenhos e nos detalhes. Repetindo o que já afirmei aqui, Nossa Senhora virou um ícone pop e não há nada de ruim em chama-la de Naza, ou Nazica, por exemplo, se com todo carinho de alguém que, apesar de tão importante, é tão íntima em nossos pensamentos. Foi pensando nisso e nos mais diversos “passeios” que Nazica faz nesses dias de Círio que veio a idéia de diferentes mantos, conforme a situação. Com todo respeito à Nossa Senhora, é preciso pensar que ela, vaidosa, claro, não deve ficar muito satisfeita em usar a mesma roupa em todos os acontecimentos aos quais comparece entre sexta e domingo. Aquele manto pesado, que usa no domingo, não parece combinar, por exemplo, com a Romaria Fluvial. Não combina de jeito nenhum. E se a Diretoria da Festa lançasse um concurso, ou mesmo convidasse nossos mais famosos estilistas, incluindo André Lima, Leleh Parah e Lino Villaventura, por exemplo, para criar o guarda roupa da Santa? Quem sabe, abrindo uma exceção para um convidado nacional, como Alexandre Hershcovitch. Estamos falando de um manto, por exemplo, para cada ocasião.
Romaria Rodoviária
Nossa Senhora é levada até Icoaraci, e depois, trazida da Praça do Pescador até a Basílica, por motoqueiros. Não pode combinar aquele manto cheio de brocados, para usar em seu momento especial, não é? Para combinar com a galera das motos, nada melhor que um manto de couro, cheio de tachas fazendo os desenhos do Vaticano, do Espírito Santo e demais detalhes do tema.
Romaria Fluvial
Esta seria uma verdadeira festa para a criação. Moda praia, moda para usar em passeio marítimo. Algo com cores, discretas, claro, mas leve, combinando com a manhã radiosa e a alegria de todos. Evidente que não se proporá uma japona, muito menos uma canga, mas talvez fosse necessário até mesmo incluir óculos escuros, não esses comuns, mas aqueles italianos, cujas lentes são transparentes e não afetariam a visão de Nossa Senhora.
Trasladação
Aqui já não se trata de passeio, mas de compromisso oficial. O Círio noturno, que vem crescendo ano a ano, talvez por aqueles que não querem ficar ao sol do domingo. Requer um manto fashion, chic, bonito, impecável no seu desenho, no tecido escolhido, entre o cerimonioso e um leve toque moderno. Será que pegaria bem alguma cor, discreta? O branco, nessas horas, não é ideal, como bem sabem os estilistas. Uma coisa é certa: Nossa Senhora, no seu passeio noturno, precisa estar linda!
Círio
Depois de tudo o que foi dito, imaginem que se trata da passarela oficial, do ápice dos passeios, enfim, do passeio, em si. Quem criará o Manto que Nossa Senhora usará no Círio? Imaginem a disputa nos bastidores. E se forem realizados desfiles com modelos, e não somente utilizados desenhos, ou bonecas? E se o Manto virar moda? E se um baile for realizado para a premiação dos estilistas que vestirão? Esse Manto terá de ser “o bicho”! Maravilhosa! Inenarrável! Chiquérrima! Linda! Adorada!

Nossa Senhora de Nazaré, perdoe nossas brincadeiras e abençoe todos nós.

Nenhum comentário: