segunda-feira, 23 de março de 2009

Os poderosos diretores de marketing

As leis culturais criaram cargos de grande poder: diretores de marketing. Agora, os artistas, escritores, atores, cantores, cineastas, todos têm de fazer fila, mesura, aguardar horas para serem atendidos. E quando o são, enfrentam jovens que não conhecem a cultura de sua própria terra, ou chegaram anteontem de outra praça. Ouvem e dizem que seus recursos já estão comprometidos com isso e aquilo, normalmente projetos sem noção. Só o Grupo Cuíra tem mais idade do que quase todos eles e no entanto eles, ali, ainda perguntam se há o retorno do dim dim investido. Explico. A lei prevê que 20% ou menos, não estou lembrado, saia de dinheiro do patrocinador e não do que seria pago em imposto. Pois não somente falam em "nosso dinheiro, o dinheiro que vamos investir", embora seja dinheiro do governo, a ser auferido em impostos, como pedem esse percentual citado, de volta, ou seja, 100% vira o que era de impostos e só. Não são todos, claro, mas acontece. Está tudo errado e a Cultura está bem ruim.

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